'Não deixar o cliente pensar': ex-funcionária de telemarketing revela estratégias para enganar aposentados em ligações

  • 10/06/2025
O Fantástico revelou táticas utilizadas por call centers para induzir aposentados a contratar serviços sem plena consciência do que estão aceitando. As estratégias de operadores de telemarketing para enganar aposentados O Fantástico revelou táticas utilizadas por operadores de telemarketing para induzir aposentados a contratar serviços sem plena consciência do que estão aceitando. Ex-funcionários do setor, que hoje se dizem arrependidos, detalharam como a má fé é usada para confundir e vencer os clientes pelo cansaço. Veja no vídeo acima. “A gente tem que falar o máximo possível e não deixar o cliente pensar. E aí, eles vão entrando ali na tua conversa e acabam aceitando”, contou uma ex-funcionária de um call center, que preferiu não se identificar. As vítimas, em sua maioria, são idosos com pouca instrução. “São áudios cansativos, não esclarecedores e sempre muito rápidos. Muitos idosos têm dificuldades cognitivas e auditivas”, explicou Márcia Regina Moro da Rocha, presidente da Associação Nacional de Procons. Bastava um “sim” ao telefone e a vítima, sem perceber, autorizava descontos mensais na folha de pagamento do INSS. “Em muitas gravações, o consumidor está dizendo um ‘sim, entendi’ para a conversa como um todo, e não especificamente para o contrato", alerta Walter Portalete, coordenador do Procon de Santo Ângelo (RS). Segundo a Secretaria Nacional do Consumidor, ligada ao Ministério da Justiça, foram registradas quase 500 mil reclamações por descontos indevidos entre 2023 e 2024. Em nota, o Sinab afirmou que os termos de filiação são apresentados de forma clara e reafirmou seu compromisso com a ética e a transparência. O INSS informou que bloqueou todos os descontos de entidades associativas nas folhas de pagamento e que os valores serão devolvidos a quem não autorizou as deduções. A solicitação pode ser feita pelo aplicativo ou site do Meu INSS, pelo telefone 135 ou em agências dos Correios. A primeira etapa de ressarcimentos já devolveu R$ 292 milhões. Em abril, a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União realizaram uma megaoperação contra o esquema. Estima-se que mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas tenham sido prejudicados. Veja a reportagem completa no vídeo abaixo: Operadores de telemarketing treinados para enganar aposentados Ouça os podcasts do Fantástico ISSO É FANTÁSTICO O podcast Isso É Fantástico está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts, trazendo grandes reportagens, investigações e histórias fascinantes em podcast com o selo de jornalismo do Fantástico: profundidade, contexto e informação. Siga, curta ou assine o Isso É Fantástico no seu tocador de podcasts favorito. Todo domingo tem um episódio novo. PRAZER, RENATA O podcast 'Prazer, Renata' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts. Siga, assine e curta o 'Prazer, Renata' na sua plataforma preferida. BICHOS NA ESCUTA O podcast 'Bichos Na Escuta' está disponível no g1 e nos principais aplicativos de podcasts.

FONTE: https://g1.globo.com/fantastico/noticia/2025/06/10/nao-deixar-o-cliente-pensar-ex-funcionaria-de-telemarketing-revela-estrategias-para-enganar-aposentados-em-ligacoes.ghtml


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